Contador de Palavras
Para usar esta ferramenta, escreva ou cole algum texto na área de texto abaixo e você saberá quantas palavras existem no seu texto. Para saber quantos usar em cada caso, continue lendo após a caixa de texto.
Contador de Palavras:
0
Quantidade de palavras
A quantidade de palavras no texto é realmente importante?
Ter conteúdo relevante no site sempre foi uma premissa para SEO. Após o Google lançar atualizações de algoritmo como o Panda e o Penguin, ou as mais recentes acerca de conteúdo útil, conteúdo entrou ainda mais em foco.
Breve histórico: Panda
O Panda foi o algoritmo empregado pelo Google no combate a páginas de baixa qualidade no quesito conteúdo: páginas com pouco conteúdo, conteúdo duplicado ou gerados automaticamente de forma sem sentido acabaram sendo penalizados.
Foi quando a primeira busca por conteúdo de qualidade começou.
Breve histórico: Penguin
O Penguin, por sua vez, teve o papel de eliminar das equações do Google sites que se apoiavam em link spam e links de baixa qualidade em geral (comprados, hackeados, embutidos).
Novamente, o esforço empregado produção de conteúdo aumentou, pois este era o caminho suportado pelo Google para que um site pudesse ganhar links naturalmente.
Histórico recente: Conteúdo Útil
Mais recentemente, principalmente com o chegada e disseminação das I.A. generativas (ChatGPT, Bard/Gemini entre várias outras), muito mais conteúdo começou a surgir online.
E, também, muito mais conteúdo “inútil:” criado unicamente para posicionamento no Google, e não para ser útil às pessoas.
Esta, pelo menos, é a visão do Google, que lançou a Helpful Content Update (HCU, atualização sobre conteúdo útil) para limpar os resultados de busca de conteúdos automatizados.
Em princípio, o Google impactou 40% dos sites em março 2024 com as iterações do HCU.
E a quantidade de palavras por texto?
Aí a ação que entrou na moda foi o Marketing de Conteúdo, que conceitualmente é uma estratégia fantástica para link building (link earning), inclusive.
Porém, a execução começou a se perder em métricas e, em vez de medir o conteúdo desenvolvido qualitativamente, ele foi mensurado quantitativamente.
Ou seja: As análises, os resultados divulgados e as propostas de trabalho passaram a girar em torno de produzir X conteúdos por mês, com Y palavras. Geralmente, de 3 a 5 posts por semana, cada um com pelo menos 500 palavras; e ainda um mega conteúdo de 1.000 ~ 2.000 (ou até mais) palavras.
Nesse momento, o benchmark do sucesso ficou distorcido para quanto é produzido, e não como, ou com qual resultado.
Tanto que, para maior parte dos casos, a resposta para “Ainda não deu resultado, o que fazer?” passou a ser “Faça mais conteúdo, com mais palavras cada um, mais do que seus concorrentes.” Faz sentido pra você? Espero que não.
O que fazer, então, se o conteúdo não deu resultado?
“Fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes é insano.”
Parafraseando Einstein, ele tem razão. Se você já está nessa receita há algum tempo e não está obtendo resultados, é hora de partir para uma nova estratégia, mudar o plano, começar uma nova ação de conteúdo com algo diferente.
Uma segunda ação importante, antes de partir para a reformulação, inclusive, é avaliar o status alcançado com o conteúdo produzido. Várias análises podem entrar em cena, as minhas preferidas são:
- Análise geral de performance para conteúdo;
- Análise de Conteúdo x Palavra-chave;
- Auditoria de Conteúdo: Menos conteúdo pode trazer mais visitas.
Esta última é conhecida também como content pruning. Trata-se de avaliar os conteúdos parecidos, ou de temas próximos que poderiam ser unidos em 1 única página mais completa.
Por que então usar o Contador de Palavras?
Bom, hoje o modelo de negociação de conteúdo texto acaba girando em torno de quantidade de palavras mesmo: freelancers, jornalistas, redatores e agências, todos usam a quantidade de palavras para precificar o texto.
Então, você ainda deve usar o Contador de Palavras por mais algum tempo.
E a dica final: aqui no site você vai encontrar também o Contador de Caracteres.
Deixe um comentário