Estratégias de Aquisição de Tráfego Orgânico

As estratégias de aquisição de tráfego orgânico desempenham um papel fundamental no sucesso do marketing digital. Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico é gerado de forma espontânea, por meio de mecanismos de busca, mídias sociais e outros canais não pagos.

Investir em estratégias de aquisição de tráfego orgânico é essencial para aumentar a visibilidade da sua marca, atrair um público qualificado e gerar resultados sustentáveis a longo prazo.

Este é um ponto de atenção importante: o tráfego orgânico, por ter essa característica da espontaneidade, ou seja, a sua audiência decidiu que é o momento de ir até você espontaneamente (e não por ter visto e clicado em um anúncio fora de contexto, como é comum em redes sociais), tende a gerar leads altamente qualificados.

Para resumir: é o momento em que a pessoa decide “quero resolver isso agora, quem me ajuda?” Ela está com alto interesse e intenção naquele momento. Uma característica nem sempre presente no tráfego pago.

Além disso, o tráfego orgânico tende a ter maior relevância e confiabilidade aos olhos dos usuários, o que pode levar a um engajamento mais alto e a uma maior taxa de conversão.

Adotar estratégias de aquisição de tráfego orgânico permite que você amplie sua presença online e fortaleça sua autoridade perante sua audiência. É um componente essencial do marketing digital bem-sucedido.

SEO: A Otimização de Sites Ainda é a Mesma?

SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de sites, é uma estratégia de tráfego orgânico tão relevante que praticamente é sinônimo de tráfego orgânico, e ela desempenha um papel crucial para alcançar o sucesso online.

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google.

Por que se importar com SEO?

Por que os profissionais dão tanta importância ao SEO? Os mecanismos de busca estão entre as principais fontes de tráfego na internet.

Estar bem posicionado nos resultados de pesquisa aumenta a visibilidade, a credibilidade e a autoridade de um site, resultando em visitantes mais propensos à conversão, a se tornarem clientes.

Como conseguir tráfego com SEO?

Tradicionalmente, para alcançar sucesso com a otimização de sites, é necessário considerar alguns pontos de maior relevância.

Primeiro, a escolha de palavras-chave relevantes e a otimização do conteúdo são essenciais para conseguir oferecer no site o conteúdo que as pessoas querem e, com isso, quando elas pesquisam, um mecanismo de busca, o Google, pode exibir as páginas do seu site que tem as informações que a audiência quer.

Outro quesito importante é a otimização técnica do site, como a velocidade de carregamento, a navegabilidade e a estrutura adequada. Estes são requisitos que contribuem para melhorar a experiência do usuário e também o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Por fim, também é relevante desenvolver o marketing de conteúdo e o link building, que são atividades que podem levar outros sites a indicar o seu site com links, e isso é um fator no algoritmo do Google que pode levar um site para o topo dos resultados de busca.

SEO hoje e a Inteligência Artificial

Classicamente, essas são as vias com as quais se desenvolve SEO.

Porém, além da competitividade natural existente, ou seja, vários sites trabalhando com otimização para ocupar os primeiros lugares no Google, em tempos mais recentes, com a difusão ampla de sistemas de Inteligência Artificial e com o próprio Google ao longo do tempo mudando sua forma de lidar com resultados orgânicos, SEO se tornou ainda mais desafiador.

Da parte do Google, ao longo do tempo, ele tem saído do modelo de página de busca que exibe uma listagem de sites com as informações pesquisadas, para um modelo de já apresentar a informação desejada no resultado de busca.

Isto, somado a alternativa de usar sistemas de Inteligência Artificial que não se preocupam em fazer atribuições aos sites dos quais obtém informações e já entregam informações prontas, faz com que SEO hoje seja um desafio ainda maior. Mas tem um viés positivo, vou chegar lá.

Então: além da competitividade natural, a priorização do Google em já oferecer a resposta pronta na sua página de resultado de busca e os sistemas de I.A. que não indicam sites para os usuários, tudo tornou o tráfego orgânico de buscas ainda mais difícil.

De toda forma, essa é uma estratégia que traz resultado, pois essas intervenções todas servem também para filtrar a parte da audiência que ainda não está pronta para conversão, ou seja, se depois de tudo isso uma pessoa ainda assim for até o seu site, ela está altamente interessada e engajada. É um lead extremamente qualificado.

Não deixe de considerar, também, que existem outras estratégias para aquisição de tráfego orgânico, além de SEO.

Social Media Marketing: Tráfego Orgânico de Redes Sociais

O marketing em redes sociais se tornou uma das estratégias mais relevantes para o sucesso digital nos dias de hoje.

Com milhões de usuários ativos em plataformas como Instagram, Youtube, TikTok, as redes sociais oferecem um ambiente propício para a conexão direta com seu público-alvo.

Por que se importar com tráfego orgânico de redes sociais?

Por que os profissionais dão tanta importância ao marketing em redes sociais? A resposta está na sua capacidade de alcançar e engajar o público de forma direta e personalizada (com a sua identidade).

Ao estabelecer uma presença consistente nessas plataformas, você reforça a conexão da audiência à sua marca, aumentando o reconhecimento da marca e isso pode se converter em reforço de vendas.

Um ganho subjacente que vem do trabalho com redes sociais é a possibilidade de coletar dados valiosos sobre seu público-alvo, suas preferências e comportamentos, proporcionando insights poderosos para aprimorar suas estratégias de marketing orgânico e pago também!

Como conseguir tráfego orgânico de redes sociais?

A criação de conteúdo é a peça chave para que uma rede social possa se tornar uma fonte de tráfego relevante para o site.

Não há necessidade de que seja conteúdo exclusivamente na vertente de educar a audiência. O conteúdo pode assumir outras formas, de entretenimento ou narrativas, mas que atendam ao objetivo de engajar o público.

Além de conteúdo relevante e atrativo, é importante desenvolver o engajamento ativo com os seguidores.

São 2 pontos simples de entender, mas não significa que seja fácil de obter os resultados almejados. Além da competitividade natural, as redes também tem algoritmos e preferências que mudam ao longo do tempo.

Os diferentes formatos de conteúdo (vídeos, imagens, enquetes etc.) e as mudanças de algoritmos de exibição orgânica de conteúdo nas redes colocam sempre desafios novos para conseguir manter o tráfego orgânico destes canais.

É importante determinar assertivamente seu objetivo com a rede, com o conteúdo e acompanhar de perto as métricas respectivas (alcance, engajamento, interações para o site) para conseguir se adaptar rapidamente a essas mudanças.

Ter uma voz, um posicionamento bem definido com o qual a audiência possa se identificar e goste de interagir, também vai fazer toda a diferença no sucesso do seu perfil social.

Tráfego Orgânico na Jornada de Conversão

Para finalizar, você precisa observar também qual está sendo o papel do tráfego orgânico na jornada de conversão, no funil de marketing e vendas, que você tem em ação.

Desta forma você pode avaliar os resultados de forma correta, e desenvolver os conteúdos de forma pertinente.

Seja via pesquisas no Google, ou via redes sociais, a audiência pode chegar até o seu site nas diferentes etapas da Jornada (Descoberta, Engajamento ou Conversão).

Avalie os conteúdos de cada fase, quais canais levam à esses conteúdos, e otimize a participação de cada canal. No final, você vai ter o tráfego orgânico trazendo o efeito desejado: tráfego, engajamento e conversões.

Entre na conversa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *